Convenções e notações matemáticas

Introdução

Serão publicadas, e atualizadas, aqui, todas as convenções e notações matemáticas, sejam estéticas ou teóricas, adotadas nas publicações do site. Caso o leitor discorde de alguma, ou queira questionar-nos a razão pela qual adotamos seu uso, utilize a função Questione. Caso o leitor queira indicar-nos uma convenção ou notação não utilizada, mas que seja importante faça o uso, também, da função Questione.

Não iremos, também, apresentar embasamento e explicações sobre todas as convenções e notações aqui dispostas. Caso algum leitor, portanto, queira nos apresentar sua explicação, seja de autoria própria ou de algum livro lido, utilize-se, por favor, da função Questione e nos indique um endereço de email para que possamos manter contato e creditar, devidamente, a explicação.

Por final, entretanto de maior importância, caso o leitor encontre, em alguma de nossas publicações, qualquer notação ou convenção que não esteja de acordo com as aqui listadas, nos informe, por favor, via o formulário Questione do respectivo texto.

Agradecimentos, Equipe do Projeto Sigma.

Racionalização

Todos os textos, aqui publicado, apresentarão, caso apareçam frações cujo denominador seja uma raiz quadrada, cúbica, etc., suas formas racionalizadas. Para que o leitor entenda, melhor, do que se trata, e a razão pela qual adotamos este processo, veja o Exemplo :

A fração $\frac{1}{\sqrt{2}}$ apresenta no seu denominador o radical $\sqrt{2}$ e, então, para removermos este radical do denominador devemos multiplicar a fração, o numerador e denominador, pelo mesmo radical:

Note que, de fato, estamos multiplicando a fração inicial por $\frac{\sqrt{2}}{\sqrt{2}}$, isto é, por um, portanto, o valor numérico de $\frac{1}{\sqrt{2}}$ é idêntico ao valor numérico de $\frac{\sqrt{2}}{2}$.

Pense, agora, em $\frac{1}{\sqrt{2}}$, isto é, o número 1 divido em $\sqrt{2}$ partes ou, utilizando um valor numérico aproximado, 1 divido em 1,414 partes. Pense, entretanto, na ultima parte da igualdade, $\frac{\sqrt{2}}{2}, isto é, o número $\sqrt{2}$ divido em duas partes, ou 1,414 divido em duas partes. A partir daí, ideia de divisão, pode-se tirar a razão pela qual adotamos a racionalização. Tire, porém, suas próprias conclusões sobre qual das duas formas é, esteticamente e logicamente, mais eficiente.

O número zero não é um número natural

Inevitavelmente, esta é, apenas, uma convenção. Parte dos matemáticos considera o número zero como um natural e outra parte não. Aqui, entretanto, iremos considerar, quase sempre, os naturais começando a partir do um, isto é, $\mathbb{N}=\{1, 2, 3, 4, ...\}$. Caso se faça necessário, em alguma publicação, incluir o zero aos números naturais, esta informação deverá estar bem destacada no inicio do texto.


Esta publicação será atualizada, e ampliada, em decorrer da publicação de novos artigos no site.

Postagens mais visitadas deste blog